17 de fevereiro de 2011

ANÁLISE TÁTICA - Treze-PB 0 x 3 SÃO PAULO


|
(foto por: Rubens Chiri/AE)

Em seu primeiro compromisso pela Copa do Brasil, o São Paulo foi à Campina Grande, enfrentar o atual Campeão Paraibano, o Treze. A missão era fazer 2 ou mais gols, eliminando assim o jogo de volta, no Morumbi. E a missão foi cumprida.

A promessa paraibana de atacar e surpreender o time do São Paulo ficou só para as notícias de Pré-Jogo. O Treze, além de não atacar, também não fez muita questão em defender. O que se viu, foi o time do São Paulo solto e a vontade em campo.

O São Paulo repetiu o esquema utilizado no jogo anterior, contra a Portuguesa, pelo Paulistão. Carpegiani optou por Rhodolfo, mantendo os 3 zagueiros, deixando Casemiro descansar das duas viagens que foi submetido na semana. Lucas, que assim como o volante, também estava com a seleção sub-20, foi pro jogo, e desequilibrou.

O meia São Paulino, se posicionava atrás dos volantes paraibanos e tinha liberdade para se mover por todo o campo. Via-se o garoto por todo o lado. Ele buscava a saída de bola atrás, transitava nos espaços deixados pelos volantes, caía nas costas dos alas, e até se enfiava entre os zagueiros.

O Treze, também no 3-5-2, parecia não mostrar entrosamento entre os setores. Os volantes eram lentos na cobertura dos alas, e Jean e Juan chegavam a ficar frente a frente com os zagueiros, assim como Lucas, quando abria na direita. Foi assim que surgiu o primeiro gol.

Com a bola, o Campeão Paraibano apresentava pouca movimentação. O camisa 10 Laércio pouco se apresentava para dinamizar o jogo, tornando o 3-5-2 em um esquema estático.


(Clique na imagem para ampliá-la)


Com Lucas, Dagoberto e Fernandinho se movimentando muito, Carlinhos Paraíba saindo para o jogo, e com as alas sem cobertura, o São Paulo foi para o intervalo com o dever cumprido, 2 a 0 no placar.

O segundo tempo foi, então, para administrar o resultado, e se possível fazer mais. Fernandinho fez mais um. Lucas obviamente cansou, e foi substituído por Marlos. Dagoberto deu lugar ao anfitrião da noite, Marcelinho Paraíba. E o São Paulo que mostrava queda de rendimento, voltou a comandar o jogo.

O Treze tentou mexer no time, mas o que era um 3-5-2 estático, virou um 4-4-2 desorganizado. O São Paulo fez o esperado e deu o primeiro passo em busca do inédito título da Copa do Brasil.


Guilherme Carinhato
Equipe TAKTIKUS
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário