16 de fevereiro de 2011

PRÉ-JOGO - Treze-PB x SÃO PAULO


|


Além das 4 linhas.

Depois de sete anos distante da Copa do Brasil, o São Paulo volta, esta noite, a disputar o torneio nacional. Ao longo desses sete anos de ausência do Tricolor na competição, o torcedor foi se “mal acostumando” com a trajetória de vitórias do clube. Foram 3 Brasileiros, 1 Libertadores, 1 Mundial e 1 Paulista, nesse período.


O ano de 2010 ficou marcado como o início de uma transição. Foi nesse ano que o São Paulo começou a colher os frutos de bons investimentos no futebol de base. Um número maior de jovens passou a freqüentar o time principal, e a filosofia de uma maior ligação entre os CTs de Cotia e da Barra Funda tomou conta dos dirigentes. Quem se opôs, saiu. Enquanto isso, o time disputava o Campeonato Brasileiro, e mesmo lutando, não conseguiu a vaga para a Libertadores.

A pressão para o título da Copa do Brasil é grande. Com ele o São Paulo voltará para a Libertadores, e mostrará que a filosofia de um trabalho a longo prazo é o melhor caminho para o sucesso, tendo como molde o Barcelona, que tem atualmente oito jogadores, criados no próprio clube, em seu time titular.

O São Paulo, hoje, vem com Rogério, Jean, Juan e Lucas, criados em casa, porém, só o último é da safra de Cotia. Casemiro, outro da nova safra, também pode começar jogando, conforme for o esquema utilizado por Carpegiani. No banco, ainda, vemos Zé Vitor e Henrique.

Tática

Além da filosofia moderna, o São Paulo vem utilizando desde o ano passado um sistema de jogo também moderno. O 4-2-3-1. Caso Carpegiani dê preferência pelo esquema, na noite de hoje, Casemiro, depois de um ótimo Sul-Americano sub-20, ganhará a vaga que no jogo passado foi de um dos 3 zagueiros. No caso, Rhodolfo.
Na partida anterior, o time entrou em campo no conhecidíssimo 3-5-2, dando liberdade aos alas e ao meia armador. Se o esquema permanecer, a única mudança é Lucas no lugar de Rivaldo, poupado.

(clique na imagem para apliá-la)

Porém, se a opção for pela volta do 4-2-3-1, a mudança não se dará só pela preferência por Casemiro, no meio campo. Com o esquema moderno, o SP terá que ter uma maior quantidade de estruturas móveis durante o jogo. Ao se defender, Fernandinho e Lucas serão os responsáveis pela marcação dos laterais, enquanto Carlinhos Paraíba e Casemiro marcarão sobre o meio campo. Rodrigo Souto, em algumas ocasiões encostará mais nos 2 zagueiros, permitindo à defesa São Paulina jogar na sobra.


(clique na imagem para apliá-la)

Com a bola, Dagoberto terá a companhia de Fernandinho no ataque, enquanto Carlinhos Paraíba e Lucas serão os responsáveis por dinamizar o meio campo. Ao lado de Rodrigo Souto, Casemiro terá oportunidades de avançar, assim como fez na Seleção Brasileira Sub-20. Nas laterais, Jean e Juan se alternarão nas investidas ao ataque.

(clique na imagem para apliá-la)
Com boas peças no banco de reservas, há a possibilidade de o técnico São Paulino utilizar até outros jogadores, mudando ainda mais o estilo de jogo da equipe. Utilizando, também, mais de um esquema no jogo.

Agora é esperar a estreia do Tricolor. E não percam a Análise Pós-Jogo.

Guilherme Carinhato
|

2 comentários:

  1. vou cornetar jah ! auhahuahua
    e o craque do 13 ? quem é o destaque desse time ?? rsrs
    Parabens Harry ! e que o São Paulo perca né ! sempre de preferencia!
    abç

    ResponderExcluir